Menu

Tênis e Pilates, uma grande sacada

andy-murray pilatesAndy Murray (Foto: Getty Images)

Nada como bater uma bolinha num dia lindo e ensolarado, não é? Melhor ainda quando seu corpo aguenta a correria na quadra, as longas trocas de bola e o esforço do saque. Mas, se mesmo os tenistas profissionais sofrem com dores e lesões causadas pelo esporte, imagine a gente!



O tênis é uma atividade física que requer muita força, resistência muscular, agilidade, equilíbrio e coordenação. Por isso nada mais importante do que estar com o corpo preparado para “aguentar o tranco” antes e depois da partida.

O Pilates é perfeito pra isso e muitos tenistas aderiram à modalidade para complementar o treinamento físico realizado fora das quadras. Andy Murray e Serena Williams são alguns dos jogadores que não vivem sem os exercícios criados por Joseph Pilates na década de 1920.

Há algum tempo, Murray começou a bater mais forte e mais rápido na bola e ganhou confiança em seu jogo desde que começou as sessões de Pilates, além de um programa de condicionamento para controlar a dor nas costas. Com a melhora no rendimento vieram também mais vitórias e os tão esperados títulos de Grand Slam.

Serena Williams aderiu ao Pilates, atividade física que mais cresce nos Estados Unidos e hoje conta com 8,5 milhões de praticantes, para ganhar mais resistência. A americana alia a prática à Yoga três vezes por semana. Resultado: perdeu peso, melhorou seu saque e vem ganhando quase todos os torneios que disputa.

pilates serenaSerena Williams (Foto: Nike)

Mas será que tudo isso tem mesmo a ver com o Pilates? A Dra Kimberly Sewright, mestre em Ciência do Exercício pela Universidade de Massachusetts, realizou um estudo com 16 tenistas universitários que incorporaram a prática ao esporte. Após 6 semanas, todos tiveram um aumento significativo tanto na velocidade e força do saque, quanto na resistência muscular.

Por ser uma atividade unilateral, o tênis exige movimentos de torção do corpo, altamente suscetíveis a desequilíbrios musculares que podem acarretar lesões características do esporte como Tennis Elbow, tendinites, dores na coluna e nas articulações. O Pilates ajuda a evitar esses probleminhas chatos e traz benefícios específicos pra quem joga tênis, seja profissional ou amador. Olha só:

- Melhora a respiração, o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência e o controle muscular

- Desenvolve a consciência corporal, melhorando os movimentos exigidos pelo esporte

- Fortalece ombros e braços para aumentar a velocidade da rebatida

- Melhora o controle de reação rápida para mudança de direção

- Aumenta a velocidade de extremidade da raquete

- Melhora a concentração

Ou seja, um corpo equilibrado é um corpo com menos desgastes, movimentos mais eficientes e menor risco de lesões. E você, também quer experimentar e melhorar seu desempenho em quadra? O Tennis Report vai sortear 5 (cinco) planos mensais com 8 sessões de Pilates cada, oferecidos exclusivamente pela Academia Tennis Star pra você! Isso mesmo: 5 leitores serão sorteados e vão poder melhorar o preparo físico pra arrasarem nas quadras!

DSCN4792Estúdio de Pilates Tennis Star: bem estar e saúde em meio à natureza (Foto: Ariana Brunello)

Para concorrer basta seguir o regulamento:

1. Curta as páginas do Tennis Report (www.facebook.com/TennisReport)  e da Tennis Star (www.facebook.com/TennisStarAcademia) no Facebook

2. Responda, nos comentários do blog, por que você merece ganhar as sessões de Pilates

3. Os participantes devem morar na cidade de São Paulo

4. O sorteio será realizado via random.org e o resultado será divulgado aqui no blog no dia 18/11/2013

Boa sorte!

Resultado da promoção "Tênis e Pilates, uma grande sacada!":

Captura de Tela 2013-11-18 às 15.23.52

Pela sequência de números sorteados, os ganhadores do plano mensal com 8 sessões de Pilates são:

7 - Francine

2 - Enzo

1 - Eduardo Linardi

6 - João Guilherme Alves

8 - Luciana Cordeschi

Parabéns, pessoal! Enviem um email com o número de celular para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A Academia Tennis Star vai entrar em contato com vocês em breve. Obrigada pela participação e bom treino a todos!

Quer saber mais sobre o assunto? Leia "Return to Life Through Contrology”, livro de Joseph Pilates publicado há 65 anos. Veja também o vídeo original onde o próprio criador da modalidade ensina suas técnicas:

Informações e dicas da professora e especialista Juliana Gava, da Academia Tennis Star. Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / (11) 3672-1037

Saiba mais sobre a academia e o estúdio de Pilates no www.tennisstar.com.br

voltar ao topo