Menu

Dica de Treino: mantenha o olho na bola!

  • Escrito por  Gerson Correa
  • E-mail

 marcos-baghdatisMarcos Baghdatis (Foto: Tim Wimborne)

Não importa se você é iniciante, intermediário ou um expert nas quadras. Algumas regras básicas servem para todo tipo de tenista. Uma delas é manter o olho na bolinha até o momento de golpeá-la para ter um bom contato com a raquete.

Estatísticas mostram que erramos cerca de 85 por cento dos pontos numa partida de tênis. Já os acertos correspondem a apenas 15 por cento. À medida que o nível de jogo aumenta o percentual de erros cai até que, num nível considerado intermediário a alto, 60 por cento são erros e 40 por cento acertos. Qualquer média superior a esta já faz parte do tênis profissional.

Daí a importância de sempre manter o olho na bola.

O olho é uma pequena câmera que registra todos os movimentos ao nosso redor. No tênis, a bolinha é o objeto em movimento, ou seja, o foco principal. O árbitro, a platéia, a rede e o seu adversário são pontos secundários. Portanto, não olhe para os lados e tente se concentrar apenas no contato bola-raquete. Nos golpes de fundo de quadra, fixe o olhar embaixo da bolinha e flexione bem as pernas.

Lembre-se: a quadra de tênis é sempre do mesmo tamanho, com a rede na mesma altura e o objetivo não é acertar o seu oponente.

A ciência já provou que se um jogador mantém os olhos na bola durante todo o percurso, a chance de acerto é cinco vezes maior do que se ele desviar a visão da bolinha. Se, ao contrário, o jogador dá uma última olhada em seu adversário para ver onde ele está, a chance de erro também é cinco vezes maior. O hábito de não desviar o olho da bola também ajuda a manter a concentração para que fatores externos não lhe distraiam durante a partida.

Então, por que arriscar e aumentar suas chances de erro, não é mesmo?

Anote a dica e bom treino!

DSCN4231 

Gerson Correa, professor e treinador de tênis

Academia Tennis Star

 Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

voltar ao topo