Menu

Borg x McEnroe: das quadras para o cinema

 borg mcenroe originalBjorn Borg e John McEnroe na final de Wimbledon em 1980

Wimbledon 1980. Na grama da Quadra Central do All England Tennis Club, um duelo que entraria de vez para a história do esporte branco. De um lado da rede, Bjorn Borg, que disputava a quinta final consecutiva no Grand Slam inglês. Do outro, John McEnroe, que chegava pela primeira vez à decisão do torneio, aos 21 anos.

O tenista sueco, com a personalidade mais tranquila e controlada, era um verdadeiro “rock star” do tênis. Já o americano era famoso por seu temperamento forte, dentro e fora das quadras. Borg e McEnroe ficaram conhecidos como “gelo e fogo” respectivamente e protagonizaram uma das maiores rivalidades do esporte.

A "batalha" se estendeu de 1978 a 1981 e contabilizou 22 confrontos entre ambos. Mas quem pensa que são inimigos nos dias de hoje, está enganado: a amizade cresceu e se fortaleceu com as diferenças e por terem tantas paixões em comum. Uma história que transcendeu as quadras e agora invade a sétima arte com o filme “Borg Vs. McEnroe”.

borg mcenroe-2Os atores Shia Laboeuf (McEnroe) e Sverrir Gudnason (Borg)

 Uma história verdadeira, emocionante e humana. Esta foi a definição dada por Shia Labeouf – que interpreta John McEnroe na trama – à rivalidade entre dois dos maiores ícones do tênis. Ele também confessou ter chorado quando leu o scrip do filme pela primeira vez e ainda revelou sua admiração e indetificação com o ex-tenista americano. “Temos muito em comum: perfeccionismo, narcisismo, paixão”.

Para o cineasta dinamarquês Janus Metz Pedersen, o filme conta a história de “dois personagens antagônicos que tinham muito mais em comum do que imaginamos" e que "a final de Wimbledon em 1980 marcou o início de uma grande amizade que dura até os dias de hoje”. A trama eletrizante mostra que ambos tiveram que pagar um alto preço pela fama, sucesso e carreira. A estreia do longa acontece em setembro na Europa e ainda não tem data para acontecer no Brasil. Não vejo a hora de assistir! E você?

borg mc old-2Todo o estilo de Borg e McEnroe nos anos 1970-1980

borg mc now-2Borg e McEnroe: uma bela amizade que dura até os dias de hoje

A final de Wimbledon em 1980 terminou com a vitória de Borg por 3 sets a 2 - parciais de 1/6, 7/5, 6/3, 6/ e 8/6 - e com as palavras de McEnroe: “Havia algo diferente no ar naquele dia, algo que jamais senti em qualquer outro lugar. Estava tudo muito calmo, ninguém falava uma palavra. Era possível ouvir tudo. Foi quando percebi que aquilo era como o tênis deveria ser”.

  Final de Wimbledon 1980

Trailer de "Borg Vs McEnroe" 

Borg vs. McEnroe
Gênero: Drama
Direção: Janus Metz Pedersen
Roteiro: Ronnie Sandahl
Produção: Fredrik Wikstrom, Jon Nohrstedt
Elenco: Shia LaBeouf, Stellan Skarsgard, Sverrir Gudnason, Tuva Novotny e Robert Emms

voltar ao topo