Menu

A nova geração da ATP

  • Escrito por  Aline Brunello
  • E-mail

ATP Next Generation

Por Aline Brunello, de Milão.

Andrey Rublev, Denis Shapovalov, Borna Coric, Karen Khachanov, Daniil Medvedev, Hyeon Chung, Jared Donaldson e Gianluigi Quinzi. Jovens promessas do tennis que se destacaram em 2017 disputaram, nessa semana em Milão, o primeiro torneio 'ATP Finals Next Generation'.
 
Do dia 7 ao dia 11 de novembro, o centro de convenções e eventos 'Fiera Milano' se transformou em estádio e recebeu os sete jogadores de simples mais bem ranqueados de até 21 anos, sendo um deles, o italiano Gianluigi Quinzi, ganhador de Wild Card. O título ficou com o sul coreano Hyeon Chung que venceu, de virada, o russo Andrey Hublev.

O evento segue o mesmo formato padrão do ATP Finals de Londres, com 8 jogadores divididos em dois grupos de 4, mas, pensando nesse clima futurista com ares de renovação, a ATP surpreendeu e trouxe algumas novidades polêmicas.

ATP Next Generation

ATP Next Generation

Novas regras foram apresentadas nesta edição 'Next Gen': os jogos vão ser melhores de cinco sets com parciais de 4 games, ao invés de 6 cada, e sem vantagem. Não terá o let/net, podendo valer o saque caso a bolinha encoste na rede. Em caso de empate, por exemplo 3-3, o próximo ponto encerra o game, tornando-o decisivo. 

Os jogadores também poderão falar com seus treinadores por fone de ouvido durante a partida. 

A quadra tem o formato apenas com as linhas de jogos de simples, como já foi muito usada antigamente. 

ATP Next Generation

ATP Next Generation

Segundo a ATP, cinco edições estão garantidas em solo italiano, que vão de 2017 a 2022. Se vão seguir à risca com todas essas novas regras - um tanto quanto discutíveis tanto pelos organizadores, como imprensa e jogadores, não dá pra saber. Vale a pergunta: até onde a renovação e certo dinamismo, num esporte tão clássico e tradicional, pode dar certo?

O fato é que os amantes da bolinha amarela agradecem o empenho contínuo pelo esporte, a realização de eventos agregadores e a valorização dos novos talentos. Afinal, o futuro é agora!

Mais informações: https://www.atpworldtour.com/en/news/nextgen

Mais nesta categoria: « Força, Petra!
voltar ao topo