Menu

Dica de Treino: tipos de empunhadura

  • Escrito por  Eliseu Coelho
  • E-mail

 empunhadura capa-3Empunhadura Continental

Já reparou como é fácil saber quem joga tênis com frequência e quem nunca bateu uma bolinha antes? Basta reparar no jeito como o jogador segura a raquete.

Um dos primeiros requisitos para aprender o esporte é conhecer e usar corretamente as empunhaduras. Além de garantir bons golpes, seus movimentos fluem com mais naturalidade e menos esforço, o que diminui o risco de lesão no braço.

Nenhuma empunhadura serve para todos os golpes e é preciso saber quando usar cada uma delas.

Continental

É a empunhadura “universal”, utilizada na maioria dos golpes: slice, voleio, smash, lobby, deixadinha e nos três tipos de saque (slice, chapado e American Twist, que veremos num próximo post).

Mova a mão para trás, deixando o polegar em posição diagonal. A cabeça da raquete deve ficar mais alta.

continental

Eastern de direita

Esta é a empunhadura-chave, ou seja, a primeira a ser aprendida. É usada para drive ou forehand com top spin.

Apoie a palma da mão no lado plano do cabo da raquete, para que o cabo e seu braço formem uma linha reta. Note que seu pulso/punho também deve ficar completamente reto.

eastern direita

Eastern de esquerda

Com uma mão: mova a mão para trás para que a palma fique na parte plana do cabo e o braço quase forme uma linha reta. Feche os dedos com o polegar na diagonal atrás, e não paralelo ao cabo. Para golpear a bola, você vai usar as cordas opostas às do drive de direita.

eastern esq

 Com duas mãos: primeiro utilize a empunhadura eastern de direita e, em seguida, coloque a palma da mão esquerda no lado plano oposto e feche os dedos ao redor do cabo. Quando bater na bola, você vai usar as cordas opostas às usadas no golpe de direita.

esq 2 maos

Semi-western

É uma empunhadura que dá mais facilidade para bater a bola com muito efeito, que pinga alto acima da cintura e boa também para backhands agressivos. A mão se localiza mais atrás do cabo que a empunhadura Eastern.

western

Western

Por ser mais inclinada que as outras empunhaduras, a Western também é boa para gerar efeito spin e bater as bolas altas, porém é mais difícil para golpear bolas baixas ou rápidas flat (chapadas).

 semi-western

É importante ressaltar que a maioria dos treinadores prefere, para os iniciantes, a Eastern de direita e de esquerda e até a Semi-western por serem mais versáteis em relação à altura do ponto de contato, efeitos e potência de bola.

O correto é utilizar cada uma das empunhaduras, mas assim como a escolha da raquete, elas dependem do estilo próprio de cada jogador.

Caso tenha muita dificuldade, faça ajustes milimétricos na “pegada”, mas nada que mude radicalmente a maneira de segurar a raquete.

Dicas anotadas? 

 Bom jogo!

coelho

 

Eliseu Coelho, professor e treinador de tênis

Academia Tennis Star

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

voltar ao topo