Menu

Tênis na montanha

 aérea tenis clube camposCampos do Jordão - SP (Foto: Divulgação Tênis Clube)

Friozinho, lareira, fondue, shows e eventos culturais. Campos do Jordão é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros no mês de julho. Vai passar as férias lá também?

Então, que tal aproveitar a programação de inverno e ainda bater uma bolinha a 1.700 metros de altitude ou assistir a um dos melhores torneios de tênis do país?

O Tênis Clube de Campos do Jordão foi fundado há 48 anos e muitos jogadores que hoje estão entre os melhores do mundo, ou foram Top 10, já passaram por aqui.

DSCN4316

Juan Martin Del Potro, Marcos Baghdatis, Mario Ancic, Juan Ignacio Chela, Guillermo Coria, entre outros, estão na lista de tenistas que jogaram no clube pra ganhar pontos no ranking quando ainda eram juvenis.

Os primeiros campeonatos foram organizados pela Koch Tavares que promovia o Fiat Open, torneio que deu início a toda essa tradição que Campos do Jordão tem na história do tênis nacional.

DSCN4327

 Algum tempo depois, outras empresas começaram a organizar o torneio que recebeu o nome de Mastercard Tennis Cup por cerca de 10 anos. Em 2012 foi realizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Neste ano, a parceria foi firmada com outras duas promotoras: a Redoc, dos ex-tenistas Ricardo Camargo e Otavio Della, e a RB2, de Ricardo Bernd, ex-tenista da época de Thomas Koch. O torneio acontece entre os dias 12 e 28 de julho, é aberto ao público, a entrada é gratuita e dá pra acompanhar desde o qualifying até a final.

DSCN4324

Segundo Wilson Nicolau, presidente do clube, o torneio é um dos mais tradicionais do Brasil e recebe atletas de vários lugares do mundo: “Todos os anos participam juvenis de aproximadamente 14 países, assim como tenistas que já estiveram no topo, cairam um pouco e agora precisam recuperar pontos no ranking. Entre os brasileiros já tivemos muitos campeões: Jaime Oncins, Fernando Roese, Nelson Aertz, José Amin Daher e Ricardo Mello. Thiago Alves também sempre vem jogar aqui e Rogerinho Dutra Silva venceu no ano passado. Bia Haddad e Teliana Pereira foram muito bem na chave feminina, mas no final a campeã foi a argentina Maria Irigoyen”.

Um torneio PRO-AM também é realizado todos os anos e, em 2013, haverá uma programação cultural com concertos de música clássica durante o evento.

DSCN4334

Mas, se você não puder acompanhar os jogos e só quiser bater uma bolinha, fique à vontade!

O clube tem 6 quadras de lisonda e 230 sócios de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Campinas e Campos do Jordão. Muitos vêm descansar nos finais de semana e feriados e aproveitam pra jogar. Há também aulas de tênis, academia de fitness, estúdio de Pilates, piscina, sauna, sala de massagem, sala de jogos, campo de futebol, bar e restaurante.

DSCN4336

DSCN4339

DSCN4340

DSCN4343

DSCN4344

 Quem não é sócio pode usar as quadras como convidado e pagar uma taxa por dia. Mas tem que estar preparado porque jogar numa altitude de 1.700 metros não é nada fácil! A bola não encontra resistência no ar, então anda mais e o jogo fica bem mais rápido.

“Quem está acostumado não sente. Mas, quando descemos pra jogar no nível do mar, dá tempo de sobra pra tomar um cafezinho antes de bater na bola. A gente até estranha!”, brinca Wilson.

DSCN4345Wilson Nicolau, presidente do clube

A experiência vale a pena! Além da bela paisagem, o clima da cidade também ajuda: em julho não chove, o céu está sempre azul e a temperatura média é de 16 graus durante o dia. Cenário perfeito para uma boa partida!

Tênis Clube de Campos do Jordão: Rua Paulo Ribas, 76 - Tel: (12) 3663-1313

Mais nesta categoria: Off season »
voltar ao topo