Menu

O novo Rei da Inglaterra

 fred andyAndy Murray faz história no All England Club

Fred Perry conheceu o tênis nas quadras públicas perto de sua casa em Stockport, no interior da Inglaterra.

Começou a carreira aos 18 anos e foi o primeiro jogador a ganhar os quatro torneios de Grand Slam em simples. Foram oito títulos no total. Três consecutivos na grama sagrada em Wimbledon.

O sucesso do britânico atraiu multidões às quadras do All England Club, que não via um tenista da casa levantar o caneco desde seu último título em 1936. Um jejum quebrado brilhantemente após 77 anos, no dia 7 de julho de 2013, por Andy Murray.

O segundo melhor tenista do mundo superou o até então inabalável Novak Djokovic, após uma belíssima campanha nesta edição de Wimbledon.

murray joelho

Criticado por muitos que o consideram antipático, frio, ranzinza e inconstante, Murray mostra exatamente o contrário a cada torneio. Um pouco tímido sim, mas com um senso de humor ácido e inteligente, tão típico dos nativos do Reino Unido.

Por trás de todo atleta, existe sempre uma grande equipe. Com o apoio do treinador Ivan Lendl, da mãe Judy, do preparador físico Daniel Vallverdu e também da namorada Kim Sears, Murray conseguiu a estabilidade e o apoio emocional que tanto buscava para ser o atleta que é hoje.

box murray

 Presença constante no box da equipe, o ex-paceiro de duplas Ross Hutchins, que luta contra um linfoma, esteve em todos os jogos e torceu muito por Murray em Wimbledon. Em homenagem ao amigo, ele vai doar parte do prêmio, £ 1.600,00, para o Royal Marsden Hospital, dedicado à pesquisa e combate ao câncer.

RossHutchinsGeneralViewsWimbledonOpeninguutlAVclmSMlRoss Hutchins

O trabalho em equipe já rende frutos há algum tempo, desde a vitória conquistada no US Open em 2012, quando Murray também derrotou Novak Djokovic. Título que faz dele o único britânico campeão de Grand Slam na Era Aberta.

Na Olimpíada de Londres, Murray conquistou a medalha de ouro após vencer Roger Federer e também a medalha de prata nas duplas mistas ao lado de Laura Robson.

No total, Murray venceu dois dos últimos Grand Slams, garantiu duas medalhas olímpicas e ainda levou os títulos nos torneios de Miami e Queens.

murray público

Nunca antes na história do tênis, o All England Club fez tanto barulho. Em meio a aplausos, gritos e lágrimas, Andy Murray parece ainda não acreditar que conquistou o tão sonhado título em Wimbledon. Se ainda restava alguma dúvida quanto ao talento do escocês, essa vitória faz dele um dos maiores atletas do tênis nos últimos anos.

Se para Fred Perry há uma estátua de bronze no All England Club e uma rua com seu nome em Stockport, imagine o que estará reservado para Andy Murray no futuro?

Fred Perry 

DSC02697All England Club (Foto: Arquivo Pessoal)

Me lembro muito bem de suas palavras (e lágrimas) há um ano na grama da mesma quadra central: “I’m getting closer - Estou chegando mais perto”. E chegou!

Muitos títulos ainda te esperam. Mas o principal deles você já conquistou: Sir Andy Murray, o novo Rei da Inglaterra! 

murray troféu

 Fotos: Reprodução - Wimbledon

voltar ao topo