Menu

A grama já foi mais sagrada

 gramaAll England Lawn Tennis and Croquet Club

A grama que cobre as quadras do All England Club é cultivada, nos mínimos detalhes, durante todo o ano.

A superfície, que deixa o jogo mais rápido e faz com que a bola deslize mais, precisa estar impecável para receber os melhores tenistas do mundo durante o verão na capital britânica.

Mas, dessa vez, o “tapete verde” parece não ter sido um bom cartão de visita. Pelo menos na primeira semana do Grand Slam mais charmoso da história, que começou de maneira bem inusitada.

Leia mais ...

40 LOVE

serenaSerena Williams e Billie Jean King - Campanha WTA 40 LOVE

No dia 20 de junho de 1973, 62 tenistas lideradas por Billie Jean King reuniram-se em Londres, dias antes do torneio de Wimbledon, para criar oficialmente a Women Tennis Association.

Quatro décadas já se passaram e, em comemoração a essa conquista histórica para o esporte, a WTA lançou no começo do ano uma campanha para celebrar os 40 anos do tênis feminino profissional.

Nesta terça-feira, foram divulgados novos anúncios impressos e vídeos para TV. Com o título "Quarenta anos quebrando barreiras. Obrigada por nos inspirar", a campanha apresenta as estrelas do tênis nos dias de hoje ao lado de lendas do esporte, que serviram de inspiração para elas ao longo da carreira.

Leia mais ...

“A divina” Suzanne Lenglen

 suzanne wimbledonSuzanne Lenglen - Wimbledon

Bem antes de Martina Hingis, Gabriela Sabatini e Maria Sharapova encantarem o público, dentro e fora das quadras, o mundo do tênis já tinha uma grande estrela. Não só pela leveza e agilidade com que jogava, mas também por vencer preconceitos numa época em que o esporte era território exclusivo do público masculino.

Suzanne Lenglen sofria de asma e encontrou no tênis uma maneira de melhorar o problema de saúde. Ganhou a primeira raquete aos 11 anos de idade e começou a jogar na quadra de saibro construída no quintal de casa, no interior da França. Vendo o talento da filha, o pai logo virou seu treinador e a levou para o Tênis Clube de Nice.

O sucesso veio rápido: com apenas 15 anos, Suzanne chegou à final de Roland Garros, mas perdeu para Marguerite Broquedis. As primeiras vitórias aconteceram nos campeonatos mundiais de saibro em Saint-Cloud.

Leia mais ...

Uma caixinha de surpresas

 caixargRoland Garros (Foto: Jacques Demarthon/AFP)

O segundo Grand Slam do ano já começou. Ao contrário dos anos anteriores, o torneio sobre a terra francesa traz, nesta edição, mais incerteza e menos apostas.

Se analisarmos por alto tudo o que já rolou este ano, seja no cimento ou no saibro, o início da temporada 2013 pode ser resumido em poucas palavras: uma caixinha de surpresas.

Seja com os Big 4, os jogadores top 10 ou com a nova geração que parece já dar as caras. A zebra botou as patas pra fora e parece ter gostado do passeio que tem feito por alguns lugares do mundo.

Leia mais ...

Arrivederci!

La bella Roma. O imponente Foro Itálico. A impecável organização do torneio. O sorteio das chaves. As coletivas de imprensa. Os fãs. A descontração dos treinos. O Kids Day. Os estádios lotados. As jogadas espetaculares. As derrotas inesperadas de David Ferrer, Jo-Wilfried Tsonga, Stanislas Wawrinka e Novak Djokovic. A contusão e a desistência de Andy Murray. Os chiliques de Viktor Troicki e Ernest Gulbis. O ótimo desempenho de Jerzy Janowicz e Benoit Paire. A clássica e saudosa final entre Roger Federer e Rafael Nadal. A sétima vitória do espanhol no saibro romano.

Tudo o que rolou na semana em menos de 4 minutos. Veja a retrospectiva do Masters 1000 de Roma numa super edição da TennisTV.com:

 

Leia mais ...

"Bellissimo" Foro Italico

 foro italicogeralVista aérea Foro Italico (Foto: novarchitectura.com)

De uma pequena província a um dos maiores impérios da antiguidade. Roma é mesmo fascinante e ainda preserva sua história como poucas cidades do mundo.

Palco de inúmeros conflitos no passado, mas também de pura arte, cultura e esportes, a capital italiana recebe esta semana o Internazionali BNL d'Italia, mais conhecido como Masters de Roma.

Sem dúvida, a temporada de saibro é a mais atraente, já que podemos "passear" por algumas das cidades mais encantadoras do mundo apenas pela telinha. Confesso que, se Monte Carlo não sediasse uma das etapas da ATP, o torneio de Roma seria o meu Masters 1000 preferido na terra batida.

Leia mais ...

A nova estrela do tênis

 DimitrovnikeGrigor Dimitrov (Foto: Nike)

Ele conheceu as quadras com apenas 5 anos de idade. O pai, treinador de tênis. A mãe, ex-jogadora de vôlei. O esporte estava, mesmo, no DNA da família Dimitrov.

E o sucesso chegou cedo para Grigor, que venceu dois Grand Slams - Wimbledon e US Open - ainda na categoria juvenil. Em 2010 ganhou Challengers em Genebra e Bankok. No ano seguinte, o jovem búlgaro furou o qualifying do Australian Open, venceu a partida de estréia e se tornou um dos 100 melhores tenistas do mundo.

Leia mais ...

O tênis de luto

braddrewettBrad Drewett, Presidente da ATP (Foto: Getty Images)

Um comunicado feito pela Associação dos Tenistas Profissionais, nesta sexta-feira, deixou o mundo do tênis mais triste. Jogadores, treinadores, membros da associação e profissionais do esporte em geral receberam com pesar a notícia do falecimento de Brad Drewett, Presidente da ATP.

Leia mais ...

A história e a evolução da raquete de tênis

International Tennis Hall of Fame and Museum (Foto: Ariana Brunello)International Tennis Hall of Fame and Museum (Foto: Ariana Brunello)

Dos primeiros bastões de madeira à tecnologia dos modelos de hoje, a raquete é um acessório indispensável na vida de qualquer tenista. Mas, para se chegar aos padrões atuais, muitas mudanças foram feitas ao longo dos anos. Então, que tal um passeio pelas várias etapas da evolução da raquete?

Segundo a história, jogos que utilizam bola surgiram no ano 3000 aC com os egípcios. Já os gregos praticavam um esporte muito parecido com o tênis, mas sem raquete, 500 anos antes de Cristo.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS