Menu

Uma torcida passional

DSCN5335Coletiva de Imprensa com Juan Monaco (Foto: Ariana Brunello)

Brasileiros e argentinos juntos, seja num estádio de futebol ou numa arena de tênis, é problema à vista. Que ambas são torcidas motivadas pela paixão que, na maioria das vezes beira a loucura, todo mundo sabe. Mas o que será que se passa na cabeça de um jogador de um esporte individual que exige concentração e paciência nos momentos decisivos da partida quando esses torcedores entram em cena?

Nos torneios sediados aqui no Brasil é comum ouvir vaias e xingamentos contra qualquer jogador oponente a um tenista brasileiro. Se for argentino, a situação é ainda pior. Foi assim na partida entre Thomaz Bellucci e Leonardo Mayer no Brasil Open 2012 e entre João Souza e Guido Pella na última edição do Aberto de São Paulo.

No duelo entre Thomaz Bellucci e Juan Monaco na segunda rodada do Rio Open não foi diferente. Se por um lado, a torcida brasileira merece nota dez ao incentivar incondicionalmente o tenista da casa, por outro pode ser cruel com quem estiver do outro lado da quadra. Mas será que esse comportamento nada habitual numa arena de tênis pode ser fator decisivo no jogo? Veja o que Monaco disse aos jornalistas logo após a derrota.

Leia mais ...

Masters Tour: uma vez tenista, sempre tenista

 215286 380867 sarettamellosoaresbarbosachaconalbanoFlávio Saretta, Ricardo Mello, João Soares, Givaldo Barbosa, Fernando Chacon e Pablo Albano (Foto: Solange Macedo)

Idade, lesões, novas e desafiadoras áreas de atuação no próprio esporte. Seja qual for o motivo, a aposentadoria é algo já esperado na carreira de qualquer jogador, mas não significa necessariamente a despedida das quadras. Afinal, uma vez tenista, sempre tenista. Quem passou a vida nos mais diversos torneios pelo Brasil e pelo mundo, dividiu as quadras, o vestiário, as alegrias e as tristezas com outros jogadores e treinadores sabe o quanto é difícil ficar longe dessa segunda família.

Para os veteranos do esporte, uma chance de continuar fazendo o que mais amam. Para os recém-chegados, oportunidade de jogar com os ídolos do passado. Assim surgiu um circuito de tênis que reúne grandes nomes do esporte nacional: campeões brasileiros, finalistas de torneios ATP, representantes do país na Copa Davis, na Fed Cup, em Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos.

O Masters Tour foi criado em 2003 pelos ex-tenistas Nelson Aerts, campeão dos Jogos Panamericanos de Havana por equipes, e Danilo Marcelino, que chegou a figurar entre os 100 melhores do mundo. A parceria com o Itaú, que também é patrocinador oficial de torneios Future, Challenger, do ATP 250 de Viña del Mar, do Rio Open e do Masters 1000 de Miami, surgiu há 3 anos.

Leia mais ...

Contagem Regressiva Rio Open 2014

 quadra centralConstrução da Quadra Central do Rio Open a todo vapor. E com uma vista de tirar o fôlego! (Foto: Divulgação)

A temporada de torneios na América do Sul vai começar! Tenistas do mundo inteiro já se preparam para sujar as meias no saibro de Viña del Mar, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo. E os fãs já contam os dias e as horas para ver de perto algumas das maiores estrelas da ATP e da WTA em terras brasileiras. O número crescente de torneios por aqui mostra que o esporte está se popularizando e tem espaço, mesmo que ainda pequeno, na cultura do país.

A mudança do Brasil Open, da Costa do Sauípe para São Paulo, e a Brasil Tennis Cup em Florianópolis, que marcou a volta de uma etapa da WTA ao Brasil, são bons exemplos. Mas, a novidade é a chegada de um ATP 500 e um WTA International, que prometem esquentar ainda mais a tradicional gira sulamericana. Para isso, um complexo com sete quadras e uma arena com capacidade para sete mil pessoas agora também fazem parte da paisagem de uma das cidades mais lindas do mundo.

O palco será o Jockey Club Brasileiro e os holofotes estarão voltados para grandes nomes do esporte nacional e internacional que já confirmaram presença no Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul: Rafael Nadal, David Ferrer, Nicolas Almagro, Fabio Fognini, Tommy Robredo, Thomaz Bellucci, Bruno Soares, Alexander Peya, Marcelo Melo, André Sá, Teliana Pereira, Vera Zvonareva, Francesca Schiavone e muito mais!

Leia mais ...

Destino: Australian Open

 2009-01-27 05.38.27 - Cópia - CópiaRod Laver Arena - Melbourne Park

O amor pelo tênis veio cedo. O encanto pelo jornalismo também. Mas poder vivenciar ambas as paixões de uma só vez é algo recente em meus 34 anos de idade, dez deles dedicados à profissão. Quando trabalhei no Bandsports tive um contato maior com a realidade do esporte e, na primeira oportunidade, não pensei duas vezes.

Saí de férias em janeiro de 2009. Destino: o outro lado do globo. Conhecer a Austrália era um sonho antigo. Praias, natureza, qualidade de vida, cultura, segurança, calor humano e muito incentivo a todos os esportes. Comprovei que o maior país da Oceania é um dos melhores do mundo, se não for o melhor, e como muita gente costuma dizer: é o Brasil que deu certo!

Mas não cruzei os oceanos e encarei mais de vinte horas de vôo apenas pra fazer turismo. Um dos objetivos era viver uma experiência profissional no Grand Slam mais democrático e hospitaleiro do circuito. E assim debutei no maravilhoso mundo do jornalismo “tenístico”: o Australian Open foi o primeiro torneio que acompanhei in loco. E a primeira vez a gente nunca esquece! Então, nada melhor do que falar sobre o primeiro Grand Slam da temporada no primeiro post do ano.

Leia mais ...

Festa de Reis!

 DSCN4953-2Despedida de David Nalbandian na La Rural, em Buenos Aires (Foto: Ariana Brunello)

Um calor sufocante, filas que tomavam um quarteirão inteiro do charmoso bairro de Palermo e ingressos a preços exorbitantes. Nada disso impediu os treze mil fãs que lotaram a arena montada na La Rural, famoso centro de exposições e eventos em Buenos Aires, de darem o último adeus a um de seus grandes ídolos no esporte.

Último integrante da La Legión, estrelado grupo de tenistas argentinos que marcou uma geração, David Nalbandian anunciou a aposentadoria em outubro e se despediu das quadras no último fim de semana em clima de festa. Ao lado do Rei, o conterrâneo Juan Mónaco e os amigos Rafael Nadal e Novak Djokovic, que durante o ano todo revezaram a coroa e o trono do ranking mundial.

E o público portenho, amante incondicional do tênis, também foi protagonista da festa, afinal a cantoria típica argentina não poderia faltar! E a todo momento pediam: “No te retires, David!”. Os outdoors espalhados pela cidade já anunciavam o que seria o primeiro duelo da série de exibições: David x Golias. O Tennis Report acompanhou os dois dias de exibição em Buenos Aires e conta os detalhes pra você!

Leia mais ...

Aberta a temporada de exibições

 exibição nalba rafaDavid Nalbandian fará sua despedida das quadras em exibição com Rafael Nadal na Argentina

Todo fim de ano é assim. Depois dos Grand Slams, dos Masters 250, 500 e 1000, do WTA Championships e do ATP Finals, chega a hora das partidas de exibição. Para os jogadores, oportunidade de faturar uma (boa) graninha a mais ou de se despedir oficialmente das quadras depois que anunciam a aposentadoria. Para o público, a chance de ver alguns ídolos de perto, esquecer algumas dolorosas derrotas e encerrar o ano em clima de festa!

Há quem diga que essas divertidas partidas atrapalhem o início da próxima temporada, que os tenistas deveriam tirar uma folguinha a mais, evitar viagens longas sem necessidade, afinal o calendário é extenso e muitas vezes injusto. Mas se eles vêm até nós, quem resiste? Um dos lugares onde as exibições são sempre muito esperadas é a América Latina, justamente por recebermos poucos eventos grandes de tênis, o que faz com que os líderes do ranking quase nunca apareçam por aqui.

No ano passado, Brasil, Argentina e Colômbia receberam a Gillette Federer Tour, que contou com a presença de Roger Federer, Tommy Haas, Jo-Wilfried Tsonga, Thomaz Bellucci, Bruno Soares, Marcelo Melo, Serena Williams, Maria Sharapova, Victoria Azarenka, Caroline Wozniacki, Bob e Mike Bryan. O público foi ao delírio! E o Tennis Report marcou presença no Ginásio do Ibirapuera, veja a galeria de fotos: http://bit.ly/18TllfE

Leia mais ...

Um dia especial

 special day liz logoLiz, uma das estrelas do Special Day

Um dia lindo e ensolarado recebia o público de braços abertos. Aos poucos, o gramado se tornou um imenso jardim repleto de sorrisos, lágrimas e muita alegria. Crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais unidos pelo esporte.

Na cerimônia de abertura, uma apresentação de dança dos alunos da Apae emocionou o público. Todos os colaboradores, patrocinadores e pessoas que ajudaram a realizar o evento foram homenageados com medalhas do evento.

Além de bater uma bolinha, eles participaram de mini-corrida, fizeram passeios de bike, brincaram no pula-pula inflável e tinham à disposição um lounge com frutas, cupcakes e água à vontade. Um DJ e um barman servindo coqueteis de frutas também fizeram a alegria da garotada no “Special Day – Tênis para todos”.

Leia mais ...

Atletas pela Cidadania

 DSCN4357Fabiano de Paula e Tiago Fernandes

No primeiro dia da chave principal do São Paulo Challenger de Tênis, o público acompanhou uma das partidas mais esperadas do torneio, entre o campeão juvenil do Australian Open em 2010, Tiago Fernandes e Fabiano de Paula, tenista da comunidade da Rocinha.

Assim como Fabiano, milhares de jovens buscam uma carreira no esporte, mas nem sempre têm a oportunidade que precisam para desenvolver seus talentos. E quando falta incentivo público, projetos sociais podem realizar os sonhos de muita gente.

Pensando nisso, ex-atletas e campeões dos mais variados esportes como Raí, Giovane, Hortênsia, Mauro Silva, Ana Moser, Joaquim Cruz, Nelson Aerts, entre outros, se uniram para criar a ONG Atletas pela Cidadania.

Leia mais ...

Encontro de craques

workshopWorkshop Internacional de Tênis 2013 - Clube Paineiras

Entre os dias 22 e 23 de junho, o Clube Paineiras em São Paulo recebeu o Workshop Internacional de Tênis 2013, que contou com a presença de renomados treinadores do Brasil e do mundo.

O evento promovido pela Confederação Brasileira de Tênis trouxe as últimas novidades e tendências na metodologia de ensino, com o objetivo de melhorar a qualidade dos treinos, formar novos jogadores e trazer mais praticantes para o esporte.

Uma das palestras foi realizada por Gabriel Jaramillo, lenda do tênis mundial que já treinou muitos jogadores de sucesso como Andre Agassi e Maria Sharapova.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS